NEWS ROOM-06

VirtualCare com chancela U.Porto Spin-Off

VC

A VirtualCare – Systems for Life, criada no seio do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, acaba de receber a chancela U.Porto Spin-Off.

Atribuída pela U.Porto Inovação (UPIN), esta chancela representa o reconhecimento público da qualidade e do potencial dos produtos e serviços tecnologicamente inovadores desenvolvidos pela VirtualCare desde a sua criação, em resultado da “fusão entre o mundo académico e o mundo empresarial”.

Este “selo” dá também à spin-off a possibilidade de alcançar maior visibilidade internacional e vantagem competitiva, atraindo novos recursos, nomeadamente talentos, capital e investidores.

Com investigadores de diferentes áreas, como Medicina, Informática e Gestão, a VirtualCare tem utilizado o conhecimento e o know-how gerado na Universidade do Porto para a criação de soluções inovadoras com aplicação no domínio da prestação de cuidados de saúde.

No leque de soluções desenvolvidas e comercializadas pela empresa figuram, nomeadamente, o VC AnesthCare (um registo clínico para a anestesia, que pode ser usado por médicos, enfermeiros e administrativos), VC BreastCare (para a patologia mamária), VC ObsCare (para registos clínicos e obstetrícios), VC PsychCare (para prescrição e administração de antipsicóticos de longa duração), bem como serviços de consultoria, apoio à investigação clínica, cursos online e formação in company.

O objetivo da spin-off é continuar a apostar no desenvolvimento de produtos provenientes da investigação, alargando as áreas de intervenção, bem como concretizar parcerias, nomeadamente com a Universidade Federal de Minas Gerais, que irá permitir comercializar os produtos no Brasil.

Com uma equipa composta por Tiago Silva Costa, Ricardo Correia, Gustavo Bacelar e Altamiro da Costa Pereira (coordenador do CINTESIS), a VirtualCare vem, assim, juntar-se a um grupo reduzido de 15 spin-off a merecer a acreditação da Universidade do Porto.

Desta lista consta também outra spin-off nascida no CINTESIS, a Healthy Systems, que fornece tecnologias de informação e segurança na área da saúde.

CINTESIS

FMUP  ICBAS 1  UALG  UA  ISEP  ESEP

© CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto