NEWS ROOM CINTESIS

Rui Nunes leva “Ensaios em Bioética” ao Brasil

livro ensaios em Bioética2

Rui Nunes, líder do grupo ManEthics, do Cintesis, e responsável pelo Departamento de Investigação da Cátedra de Bioética da UNESCO, apresenta amanhã, dia 4 de maio, em Brasília, o seu mais recente livro, intitulado “Ensaios em Bioética”.

Esta sua nova obra é publicada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) do Brasil, sendo mais um marco na sua atividade como docente do Programa Doutoral em Bioética, ministrado naquele país há uma década.

Este ano, o especialista português já havia lançado, também no Brasil e com a chancela do Conselho Federal de Medicina, o livro “Diretivas Antecipadas de Vontade”, que espelha o pensamento ético e a lei portuguesa nesta matéria.

Recorde-se que Rui Nunes foi o grande mentor do testamento vital no nosso país, tendo liderado o grupo de investigação que apresentou à Assembleia da República a proposta que serviria de base à lei atualmente em vigor.

A Lei nº 25/2012 de 16 de julho, regula as diretivas antecipadas de vontade, especialmente sob a forma de testamento vital, e a nomeação de procurador de cuidados de saúde, além de criar o Registo Nacional do Testamento Vital (Rentev).

“Nesta obra, os leitores encontrarão um trabalho de alta densidade, que contribui para o avanço do conhecimento e da ciência em benefício da humanidade e na aplicação da ética à vida”, escreveu, a propósito deste livro, o diretor do CFM e coordenador daquele Programa Doutoral.

Atualmente, Rui Nunes está comprometido com a aprovação de uma proposta de Declaração Universal de Igualdade de Género, no âmbito da UNESCO, tendo já recolhido muitos apoios para esta nova causa, entre os quais o do Presidente da República.

CINTESIS new

FMUP   ICBAS  UA   NOVA   UALG   UALG   ISEP  ESEP

FCT  QREN    UE

© CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto