NEWS ROOM MEDCIDS

Seminários de Codificação Clínica

Seminários de Codificação Clínica a decorrer Sexta-feira 13 de janeiro às 17:00

O MEDCIDS vai iniciar em 2017 a organização de seminários de Codificação Clínica pela ICD-10-CM/PCS. Esta actividade de codificação clínica, que é realizada por médicos codificadores nos hospitais do SNS desde 1989, foi implementada tendo em vista o financiamento hospitalar através dum pagamento prospetivo baseado em Grupo de Diagnósticos Homogéneos (GDH).

Classificando os diagnósticos e os procedimentos de cada episódio de cuidados hospitalares e agrupando-os em GDH consegue caraterizar-se a produção hospitalar e, simultaneamente, constituir uma base de dados abrangente e representativa quer das patologias quer dos procedimentos realizados. É, por isso, uma atividade fundamental para decisão em saúde. Os hospitais investem recursos significativos para garantir o cumprimento atempado desta tarefa.

Em 1-01-2017 o sistema de classificação que, até agora, se baseava na Modificação Clínica da 9ª versão da Classificação Internacional de Doenças (ICD-9-CM) foi substituído pela modificação clínica da 10ª versão (ICD-10-CM para diagnósticos e ICD-10-PCS para os procedimentos), algo que mesmo nos EUA só recentemente aconteceu (1-10-2015).

O MEDCIDS é utilizador de longa data da informação que resulta desta codificação clínica que é acumulada e gerida pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) na chamada Base de Dados Nacional de Grupo de Diagnóstico Homogéneos. Outras instituições académicas e não só, bem como muitos investigadores se têm baseado nesta informação codificada. O Mestrado em Informática Médica da FMUP desde a sua primeira edição que incluiu no programa curricular as capacidades e as ferramentas de análise necessárias para utilizar esta BD.

Por todos estes motivos se considera que a atividade de codificação clínica poderá beneficiar de ajuda de que resulte melhor qualidade, conformidade e representatividade. Estes seminários, orientados para a divulgação, discussão e aplicação das Guidelines e de várias outras instruções na utilização dos códigos das ICD-10-CM/PCS poderão ser uma forma dessa ajuda.

Os preletores serão o Dr. Fernando Lopes, formador nos cursos de codificação clínica organizados pela ACSS e especialistas em áreas médicas cuja codificação esteja em causa.

Todos os médicos codificadores interessados são convidados. A frequência é livre embora se peça uma inscrição para a gestão logística e administrativa.

O programa do primeiro dos seminários, que serão mensais, é o seguinte:

  1. Algumas Body parts
  2. Diabetes e descompensação
  3. Hipertensão e doença cardíaca
  4. Hipertensão e doença renal crónica
  5. Complicações de cuidados médicos e cirúrgicos
  6. Episódio inicial de cuidados e episódio subsequente
  7. Acessos vasculares
  8. Anastomoses em body parts tubulares
  9. Laparoscopia, via aberta, e assistência laparoscópica

Se está interessado inscreva-se em https://goo.gl/vcNS9D

 Print  Email

CINTESIS new

FMUP   ICBAS  UA   NOVA   UALG   UALG   ISEP  ESEP

FCT  QREN    UE

© CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto