"Banner

Provas de mestrado em Informática Médica - Catarina Manuel da Silva Ferreira

No dia 1 de fevereiro de 2017, pelas 14:30 horas, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, irão decorrer, com entrada livre, as provas de Mestrado em Informática Médica, requeridas pela Lic.ª Catarina Manuel da Silva Ferreira.

A tese intitulada "Desenho de uma aplicação para elaboração de relatórios radiológicos estruturados com reconhecimento de voz para o IPO de Lisboa", foi orientada pelo Doutor Pedro Miguel Vieira Teixeira, diretor do Serviço de Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação, Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, EPE e pelo Doutor Miguel Tavares Coimbra, professor auxiliar, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

O júri será constituído pelos seguintes elementos:

Presidente: Doutor José Alberto Silva Freitas, professor auxiliar, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Vogal: Doutor Miguel Tavares Coimbra, professor auxiliar, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (coorientador)

Vogal: Mestre Fernanda Sofia Quintela da Silva Brandão, técnica de Radiologia, Centro Hospitalar de São João, EPE (1º arguente)

Vogal: Doutor Hélder Filipe Pinto de Oliveira, professor auxiliar convidado, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (2º arguente).

Palestra "Um novo paradigma da Saúde"

Na próxima sexta-feira, dia 16/Dez pelas 16:00 horas, irá decorrer, na sala 4 do CIM (FMUP), a palestra do Dr. Fernando Gomes da Costa da ARS Centro sobre a utilização da Telemedicina em Portugal. Numa apresentação intitulada "Um novo paradigma da Saúde" de um dos membros do Grupo de Trabalho de Telemedicina (representando a ARS Centro) da SPMS, iremos ter uma visão do impacto da Telemedicina no sistema de saúde em Portugal, com foco na região centro.

Médico chefe de serviço de Clínica Geral na região centro, com experiência na saúde mental e doenças cardiovasculares, o Dr. Fernando Gomes da Costa tem estado ligado às áreas tecnológicas. Criador e gestor site www.sexualidades.com em 1998, é desde 2000 consultor/assessor na Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) para telemedicina e para as TICs aplicadas à saúde. É sócio fundador da Associação de Portuguesa de Telemedicina e também sócio fundador e membro da Direção da Associação Ibérica de Telemedicina e TeleSaúde.

A entrada é livre.

Palestra sobre Rede de Telemedicina nos Hospitais da Região Centro e Evolução da Telemedicina em Portugal, Dr. Eduardo Castela

No âmbito da disciplina de Telemedicina e eSaúde do Mestrado de Informática Médica o Dr. Eduardo Castela do Serviço de Cardiologia Pediátrica de Coimbra irá realizar uma palestra sobre a rede de Telemedicina nos Hospitais da região centro, nomeadamente na Cardiologia Fetal pediátrica e sobre a evolução da Telemedicina em Portual, como presidente da Associação Portuguesa de Telemedicina.

A palestra irá decorrer na próxima 6ª feira, dia 2 de dezembro, pelas 18 horas, na Sala 4 do Centro de Investigação Médica, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Especialista espanhol apresenta projeto de Telemedicina em países em desenvolvimento

25 de novembro de 2016

Ignacio Prieto-Egido, professor da Universidade madrilena Rey Juan Carlos e membro do Fundação EHAS (Enlace Hispano Americano de Salud), é o orador convidado de uma palestra sobre o uso da Telemedicina nas áreas rurais dos países em desenvolvimento.

Realizada no âmbito da Unidade Curricular de Telemedicina e e-Saúde do Mestrado em Informática Médica da U.Porto, a palestra visa explorar os resultados de diferentes investigações realizadas pelo EHAS, a fim de melhorar os cuidados de saúde em áreas isoladas de países em desenvolvimento através de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

“As zonas rurais dos países em desenvolvimento caracterizam-se pela falta de recursos, pela baixa densidade populacional e pela escassez de infraestruturas de comunicações, circunstâncias que dificultam a prestação de um serviço de saúde adequado”, explica o investigador, adiantando que o EHAS “faz pesquisas sobre tecnologias adequadas para fornecer comunicação em cada contexto e sobre sistemas de informação adequados às necessidades do pessoal de saúde. Neste âmbito, “tem trabalhado para fornecer aplicações que, fazendo uso dos serviços de comunicações instalados, poderiam melhorar os serviços de saúde nestas áreas remotas”.

O evento, que conta como apoio do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde(CINTESIS), realizar-se-á por Skype/Hangouts na Sala 1 do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Rua Dr. Plácido Costa), das 16h30 às 17h30. 

A entrada é livre.

Software que monitoriza grávidas no Norte de Portugal ‘abre’ ciclo de palestras em Informática Médica

Arranca na próxima quinta-feira, dia 24 de novembro, a edição de 2016 do Ciclo de Palestras em Informática Médica, uma iniciativa do 2.º Ciclo de Estudos/Mestrado em Informática Médica das Faculdades de Medicina e de Ciências da Universidade do Porto, apoiada pelo CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.

A primeira palestra terá como orador Tiago Costa, investigador do CINTESIS e membro da VirtualCare - uma start-up da Universidade do Porto dedicada à criação de software concebido à medida das necessidades das instituições hospitalares e pioneira na implementação em Portugal de um sistema de monitorização em Obstetrícia - o ObsCare.

“O ObsCare regista todos os elementos das consultas das mulheres seguidas durante a gravidez, bem como os dados do parto, dos recém-nascidos e dos seus primeiros dias de vida”, explica Tiago Costa, acrescentando que se trata de “sistema web, instalado nos servidores dos Hospitais, que se integra facilmente com os programas instalados nessas entidades”.

Estas palestras dirigem-se a estudantes, investigadores e profissionais de informática e de saúde, e irá contar com a participação de um vasto leque de especialistas nacionais e internacionais da área.

A entrada no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição em http://goo.gl/QLpkDU.

 O programa completo do Ciclo de Palestras será disponibilizado brevemente.

 

More Articles...

CINTESIS new

FMUP   ICBAS  UA   NOVA   UALG   UALG   ISEP  ESEP

FCT  QREN    UE

© CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto