"Banner

Especialista espanhol apresenta projeto de Telemedicina em países em desenvolvimento

25 de novembro de 2016

Ignacio Prieto-Egido, professor da Universidade madrilena Rey Juan Carlos e membro do Fundação EHAS (Enlace Hispano Americano de Salud), é o orador convidado de uma palestra sobre o uso da Telemedicina nas áreas rurais dos países em desenvolvimento.

Realizada no âmbito da Unidade Curricular de Telemedicina e e-Saúde do Mestrado em Informática Médica da U.Porto, a palestra visa explorar os resultados de diferentes investigações realizadas pelo EHAS, a fim de melhorar os cuidados de saúde em áreas isoladas de países em desenvolvimento através de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

“As zonas rurais dos países em desenvolvimento caracterizam-se pela falta de recursos, pela baixa densidade populacional e pela escassez de infraestruturas de comunicações, circunstâncias que dificultam a prestação de um serviço de saúde adequado”, explica o investigador, adiantando que o EHAS “faz pesquisas sobre tecnologias adequadas para fornecer comunicação em cada contexto e sobre sistemas de informação adequados às necessidades do pessoal de saúde. Neste âmbito, “tem trabalhado para fornecer aplicações que, fazendo uso dos serviços de comunicações instalados, poderiam melhorar os serviços de saúde nestas áreas remotas”.

O evento, que conta como apoio do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde(CINTESIS), realizar-se-á por Skype/Hangouts na Sala 1 do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Rua Dr. Plácido Costa), das 16h30 às 17h30. 

A entrada é livre.

CINTESIS new

FMUP   ICBAS  UA   NOVA   UALG   UALG   ISEP  ESEP

FCT  QREN    UE

© CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto