NEWS ROOM-06

CINTESIS realizou Encontro com uma centena de investigadores

 Cintesis encontro

Cerca de 100 investigadores de norte a sul do país marcaram presença no Encontro CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, que se realizou no passado dia 15 de fevereiro.

O Encontro, que assinalou o arranque de mais um ano de trabalho, teve como objetivo aproximar os investigadores do CINTESIS espalhados por diversas instituições do país e do estrangeiro, promovendo o networking e o espírito de equipa.

De acordo com o coordenador do CINTESIS, Altamiro da Costa Pereira, esta foi uma excelente oportunidade para “pensar o futuro” e delinear estratégias conjuntas que permitam continuar a afirmar a Unidade de I&D no panorama científico nacional e internacional.

“Criatividade, rigor e profissionalismo” são características da “marca” CINTESIS que, para o responsável, devem caminhar sempre juntas, mantendo-se como uma estrutura leve e eficiente e privilegiando, como até aqui, “uma lógica de integração e de proximidade”.

O coordenador prevê que o ano de 2017 será “pródigo” em prémios e em candidaturas, esperando-se um reforço da atividade da Unidade em áreas como a saúde pública e a realização de um evento científico no qual os investigadores do CINTESIS poderão apresentar e partilhar publicamente os seus projetos e as suas ideias. As mulheres deverão assumir um especial protagonismo na organização do evento.

Finalmente, Altamiro da Costa Pereira lançou um repto aos jovens para que se juntem a este esforço de desenvolvimento e “tomem conta do CINTESIS”.

Além dos investigadores do CINTESIS, este Encontro contou também com a participação de Helena Canhão e de Luís Lapão, da Universidade Nova de Lisboa, instituição com a qual foi assinada, em dezembro último, um protocolo de colaboração que visa reforçar a investigação clínica no país.

“Há potencial e interesse em colaborarmos. Temos a muito a aprender uns com os outros. Se crescermos juntos, podemos ser mais fortes”, afirmou Helena Canhão.

Num registo bastante informal, os investigadores foram ainda convidados a partilhar o que pensam sobre o CINTESIS, completando, em conjunto, um mural com o nome da Unidade. 

“Inovação, rede, articulação, colaboração, comunicação, partilha, multidisciplinaridade e excelência” foram algumas das palavras utilizadas para compor o mural, situado à entrada do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina, onde decorreu o Encontro. 

CA

CINTESIS

FMUP  ICBAS 1  UALG  UA  ISEP  ESEP

© CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto